Biografia de: Pedro Henrique de Mattos Neto - o Fundador da Mattos Hacking Cibersegurança  

Pedro Mattos é um Analista de Segurança da informação e programador, que começou a mexer nos computadores quando ainda era criança. com apenas 11 anos de idade se interessou por programação Delphi, onde criou softwares desktop básicos, aprendeu o básico e o avançado em informática de forma autodidata.

Com apenas a idéia de aprender sobre sistemas Windows, logo veio seu interesse em Linux, pois o sistema lhe da liberdade para manipular outros sistemas, daí veio seu interesse pela parte de hacking e explorar vulnerabilidades de aplicações web e também de sistemas windows, o interesse por poder manipular outros sistemas fez com que fosse a fundo no assunto e a entendesse com clareza como funciona uma rede domestica ou uma rede corporativa.

Na escola teve muitos conflitos com seus colegas, pois seus amigos conversavam de assuntos de adolescentes enquanto ele só sabia falar de programação e assuntos de cybersecurituy, seus amigos achavam estranho, desde então passou um tempo sendo o "esquisitão da turma" mas seus professores admiravam por saber assuntos complexos que ninguém mais entendiam. Além disso Pedro era chamado sempre que algum computador da biblioteca da escola Roda Pião dava algum defeito, pois ele sempre sabia o que fazer.

Pedro Henrique sempre foi muito fechado e na dele, porém tinha uma coisa que fazia com que seus amigos aproximassem mais dele, o futebol, Corinthiano fanático, Pedro sempre foi apaixonado por tudo que era relacionado ao seu time. Na primeira vez que foi para cidade de São Paulo teve a oportunidade de conhecer o de perto o Estadio Pacaembu e também um pouco mais da história do Corinthians.

Na sua adolescência se filiou a torcida organizada Gaviões da Fiel, onde ganhou a carteirinha de sócio e foi em jogos do Timão, foi la em São Paulo que também teve a oportunidade de conhecer a Arena Corinthians, localizada no bairro de Itaquera, zona leste da capital Paulista.

Pedro completou seu Ensino Médio numa escola de supletivo, com muitas dificuldades em química e física na escola Anterior, ele saiu da escola por reprovação e se matriculou no supletivo, o mesmo cursava ensino médio e ainda era Soldado do Exército Brasileiro no 63º Batalhão de Infantaria de Florianópolis, como militar era do Pelotão de Comunicações da Companhia de Comando e Apoio (CCap), tinha o objetivo de monitorar a comunicação que era feita nas unidades no quartel.

Pedro sempre adorou ser militar, porém o que deixava exausto era exercer o serviço de Guarda ao Quartel, onde cada militar pega um Fuzil Fal (Fuzil Automático Leve) e fica em algum dos postos para fazer a segurança da unidade, pois era um serviço que durava 24 horas e não podia sentar ou usar telefone celular, o mesmo foi convidado para ficar mais tempo exercendo seu serviços de Soldado porém Pedro saiu do Exército.

Logo após sua saída do 63ºBatalhão de Infantaria, foi cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade de Tecnologia Senac em Palhoça na Grande Florianópolis, lá teve grande aproveitamento e aprendeu a programar JAVA, HTML e a programar para banco de dados SQL, sua única dificuldade na faculdade foi a programação para dispositivos mobile (Android), porém mesmo assim persistiu e se formou em Dezembro de 2019.

Quando finalmente colou gráu no ano de 2020, começou desde então procurar cursos técnicos de Ethical Hacking, Cybersecurity, ele já sabia a área que queria atuar, a faculdade ensinou a programar e a entender melhor sobre redes, porém não ensinou os valiosos ensinamentos de um Hacker, depois de uma certa procura e ja ter se empregado na empresa VEOLIA BRASIL, Pedro virou aluno da HackerSec Academy-SP, onde começou a estudar bastante todos os dias os primeiros módulos.

Assim que terminou os módulos básicos veio então o módulo específico de Pentest e exploração (exploitation), desde então o curso virou um hobbie, pois muitas coisas ele ja sabia ou tinha facilidade pra aprender e a decorar códigos e comandos em Linux, foi assim que conseguiu 3 diplomas de peso em Cibersegurança, do básico ao avançado. Desde que ganhou os diplomas em 2022 resolveu postar conteúdos como video aulas e demonstrações em seu Canal do YouTube, para criar conteúdo por pura diversão.

Assim que seu Canal do YouTube comoceço a crescer e ganhar notoriedade, seu amigo e advogado da OAB Palhoça indicou para participar da Comissão de Protecão de Dados e Inteligência Artificial, Luis Cesar seu amigo de infância que se tornou advogado e especialista em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) indicou por seu conhecimento técnico e sua empolgação em participar e ganhar experiência na parte Jurídica.

Assim que seu advogado fez a indicação do nome de Pedro, imediatamente a Presidente da Comissão fez contato convidando para participar como membro consultivo da Comissão do Direito de Protecação de dados, seu entusiasmo foi bem grande, logo na primeira oportunidade, fez uma apresentação tècnica de como computadores e dispositivos móveis são muito vulneráveis e apresentou técnicas para invadir e violar a privacidade de qualquer dispositivo eletrônico. Todos ficaram impressionados e até com medo de como as coisas funcionam no meio informático, e entenderam a importância de se adotar servições de Pentest em qualquer empresa ou organização.

Depois que Pedro se engajou cada vez mais nas reuniões da Comissão, foi convidado para Palestrar na Faculdade Municipal de Palhoça, na Grande Florianópolis, onde apresentou sobre crimes cibernéticos boas práticas em segurança cibernética. Neste dia conheceu o reitor da Faculdade e o mesmo foi convidado a participar da feira de tecnologia elaborada pela própria faculdade.

Desde então Pedro começou a criar cada vez mais vídeos pro YouTube e a escrever artigos pro Linkedin, a famosa rede social de trabalho, onde conheçou muitas pessoas da área e começou a ganhar maior notoriedade, foi no próprio Linkedin que percebeu a chance de entrar num grande Instituto onde poderia ganhar conhecimento e contribuir com os seus. Pedro fez a inscrição pro Instituto de Defesa Cibernética, após algumas semanas de espera ele receber um E-mail de boas vindas no instituto que se trata da Maior Instituição de Defesa contra cimes cibérneticos da América Latina, desde então o mesmo participa e contribui com o orgão reúne Hacker e entusiastas e ainda faz parte da Comissão do Direito de Proteção de Dados, e hoje também é responsável pela própria empresa de segurança da informação e também trabalha para a Unisul na parte comercial.

A Vida Pessoal de Pedro Henrique de Mattos hoje é normal, atualmente vive na Grande Florianópolis no município de Palhoça, e fora de sua carreira nos computadores vive uma vida tranquila com sua namorada, seus hobbies favoritos é jogar Poker, passear por lugares exóticos e também adora fazer cosplays de seus personagens favoritos de jogos eletrônicos.

Pedro de Mattos Neto

Pedro em 2024



Pedro de Mattos Neto

Pedro Mattos em 2023

Pedro de John Marston

Pedro de John Marston de Red Dead Redemption.


Pedro sempre adorou fazer cosplays como mencionado acima, como sempre adorou filmes de Faroeste, o primeiro cosplay que pensou em fazer foi do jogo Red Dead Redemption, imitando os trajes de John Marston, um pistoleiro de uma gangue que roubava dos ricos pra ajudar os pobres.

Os filmes que falam sobre o Faroeste sempre chamou a atenção de Pedro pois os trajes e o duelo com revólvers são princiapis características que fazem prender sua atenção, o cenário empueirado e as pequenas cidades do oeste são características que Pedro sempre foi fascinado.

Pedro sempre foi um grande fan dos filmes do Clint Eastwood, um ator, produtor e cineasta norte americano que fez muitos filmes com tema "Faroeste" ou Far West, Pedro chegou a assistir todos filmes dessa característica do ator, apesar do ator ter feito muitos outros filmes, esses são seus preferidos.

Crenças religiosas

Pedro foi batizado e crismado na Igreja Católica também foi catequizado e crismado, porém quando completou sua maioriadade, se afastou da igreja, com 24 anos resolveu se afastar de qualquer tipo de crença, hoje um Ateu porém nunca mudou sua personalidade, a crença de Pedro é o respeito mútuo, não importa qual religião ou qual igreja a pessoa frequente.

Depois acabou se afastando da igreja por sérios problemas de descrença nos sacramentos religiosos e por não concordar com muitas coisas que via nas religiões, apesar de respeitas qualquer tipo de crença, optou por não se envolver e a estudar mais o que a ciência explica sobre a origem do universo e dos seres humanos.

Seu Contato com a música

Pedro sempre foi um amante das músicas de Rock, de todos os subgêneros do rock sempre lhe agradou, quando era criança ele tinha uma guitarra de brinquedo, onde brincava de ser um astro do rock, isso chamou muita atenção de seus pais. Num dia seu pai falou que quando completasse 10 anos ele ganharia uma guitarra de verdade, pois seu pai também admirava o som da guitarra.

Como seu Pai nunca falhou numa promessa, quando Pedro completou a 10 anos ele ganhou uma guitarra de aniversário, desde então Pedro começou a práticar. Mais tarde entrou para aula de Música, foi aí que aprendou seus primeiros acordes e o básico na música na prática e na teórica. Quando o tempo passou a guitarra passou a ficar de lado, pois ele tinha outros hobbies e as responsabilidades da escola então a guitarra ficou um tempo parado.

Depois de adulto com seus 23 anos, ele restaurou sua guitarra em um Luthier e mandou colocar cordas novas, foi aí que passou a aprender novamente e a passar parte de seu tempo tocando guitarra, chegou a fazer modificações na sua guitarra, trocando os captadores Single-Coin por captadores Humbucker, que eram captadores de som robostos e feitos para som com distorção, comprou uma pedaleira de efeitos e modificou o escudo da sua velha guitarra.

Depois da sua saída em 2022 na empresa VEOLIA BRASIL, Pedro com dinheiro de sua rescisão comprou a tão sonhada guitarra modelo Les Paul, que era seu modelo favorito por influência do guitarrista e compositor Slash da Banda Guns N' Roses, desde então passa um tempo na guitarra, não como profissional, mas como um hobbie nos seus finais de semana e dias que não está muito atarefado. 


Pedro Mattos guitarrista

Pedro com sua Guitarra

Pedro Henrique de Mattos criança em Florianópolis

Pedro em 1999 em Florianópolis

Cirurgias

Pedro nasceu com uma condição médica chamada Labio Leporino, ou Fenda labial, com apenas 23 dias de vida teve que passar por uma cirurgia de emergência, além disso tinha dificuldades respiratórias, ainda bebê ele passou por 3 cirurgias por suas condições difíceis.

Mas não são as únicas cirurgias de Pedro, quando completou 10 anos ele passou por um enxerto ósseo, uma cirurgia que consiste em retirar um fragamento de ósso para colocar onde vai se reparar, no caso Pedro estava fazendo um tratamento dentário, por isso esse procedimento foi extremamente necessário para continuar o seu tratamento.

Quando já era adolescente, com 16 anos passou por outra cirurgia, um procedimento de desvio do sépto, para Pedro foi o procedimento em que ele mais sentiu dor, pelo fato de se tratar do nariz e sangrar toda hora, foi uma cirurgia delicada, pois ele não podia fazer muitos movimento para não sangrar ou machucar a área reparada.

Personagens e video games favoritos

Pedro sempre foi fascinado pelos filmes de super-heróis e os video games, até hoje gosta bastante dos filmes da Marvel e de séries de ação, seu personagem favorito é o Wolverine, que mesmo adulto com quase 30 anos não perde os filmes e assiste sempre na pré-estreia.

Pedro também acompanha muitas série de Ação, como por exemplo a série The Boys que é sua queridinha da Amazon Prime, as séries de lutas e muita ação sempre foram suas preferidas, e nos video-games também, sempre preferiu por jogos de tiro e ação do que jogos outros gêneros.

Pedro Henrique no carro

Pedro no carro